Entendendo porque engordamos


1- Vou começar a falar do mais básico: o açúcar e carboidratos refinados e processados 

O Açúcar ou carboidrato simples quando ingerido,   aumenta a glicemia rapidamente, consequentemente,   o pâncreas produz insulina e joga na corrente  sanguínea, para que este açúcar seja utilizado   pelas células, mas como temos usado açúcar/carboidrato excessivamente , as células  não usam todo o açúcar ingerido (não precisa), então a insulina transforma o açúcar excedente em gordura e acumula nos tecidos, principalmente na região abdominal.  
E  daqui a pouco (1h e meia a 2 h ) você quer mais. O açúcar VICIA!
Sim isto mesmo, o açúcar vicia, já tem várias pesquisas que comprovam isto. E o pão também, e o biscoito (mesmo o cream cracker) , e arroz branco  e todo aquele carboidrato refinado, processado , porque eles se transformam rapidamente em açúcar. 

E você segue comendo, sobrecarregando o pâncreas que tem que trabalhar muito pra produzir insulina para dar conta do açúcar, fica saciada/o durante um período curto de tempo, daqui a pouco esta com fome de novo e quer mais carboidrato ou açúcar e assim segue neste ciclo vicioso, que engorda , e aumenta triglicerídeos, colesterol e vai acabar desenvolvendo diabetes e hipertensão. 

A ironia de tudo isto é que quanto mais você engorda, mais fome você tem, seu organismo esta desnutrido, faltando nutrientes: vitaminas, sais minerais, e você tem fome e come . E come carboidrato/açúcar em excesso e segue engordando, e adoecendo... 

É preciso parar este ciclo vicioso, é preciso tirar açúcar e tudo que se transforma rapidamente em açúcar, é preciso deixar o vicio, é preciso nutrir verdadeiramente o corpo, e começar um novo ciclo, um ciclo virtuoso.

E hoje fico por aqui, depois continuo este tema tão importante.
Boa noite.

2 comentários:

  1. E a gente come muito e se alimenta pouco.Nos iludimos achando que comendo pão e doces estamos nos alimentando.Mas são só calorias vazias, o que realmente o corpo precisa nós acabamos não comendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você esta certo Ivan, o obeso é no final das contas um desnutrido

      Excluir