Temperos e plantas medicinais que ajudam no emagrecimento


1- AZEITE EMAGRECEDOR:

E vamos começar com 3 temperos fantásticos para ajudar no emagrecimento e melhorar a saúde em geral :  Alho, gengibre e cúrcuma. Senão esta acostumada a usar estas maravilhas é melhor começar logo, além de dar sabor e cor vai ajudar a reduzir peso.
Vou ensinar aqui um azeite emagrecedor que aprendi com Rogério Veiga, farmacêutico e professor de curso de especialização em Fitoterapia, vamos lá:
40 gr de alho seco em pó,
40 gr de gengibre em pó
40 gr de cúrcuma em pó
500 ml de um bom azeite de oliva
Misture os pós e depois acrescente o azeite, deixe em vidro de boca larga,  fechado, embrulhado em papel alumínio, por 15 dias, depois coe, pode espremer para extrair bem o azeite, coloque em vidro escuro e use em saladas, ou para cozinhar, deve usar de 3 a 4 colheres por dia.
Bom apetite , boa saúde e bom emagrecimento!
Depois vou falar das propriedades medicinais de cada um deles.



Cúrcuma/Açafrão da terra 


Nome Científico: Curcuma longa

Família Botânica : Zingiberaceae

Nativa da Índia, é cultivada em toda área tropical.

Mudas podem ser feitas a partir do rizoma

Parte usada é o seu rizoma de cor alaranjada]

Curiosidade: A cúrcuma (Curcuma longa) é reverenciada ao redor do mundo como o "tempero da vida", e é frequentemente usada em uma ampla variedade de produtos, incluindo perfumes, cosméticos, corantes e óleos essenciais, além da culinária é claro. É o principal ingrediente do curry, uma mistura de temperos em que cada região ou cada família tem sua receita própria.

Aroma: Aroma de terra
Sabor: quente, picante, levemente amargo,  quando fresco tem sabor mais refrescante e cítrico .

Fonte de: fibras, Resina, amido, sais minerais: potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, vitaminas: carotenos, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e vitamina C

Usada em molhos em geral, combina com peixes, frangos, carnes e  ovos, usada também em arroz, feijões , lentilhas e ensopados diversos, inclusive de legumes, mas não deve ser usado junto com vegetais verdes, pois altera a sua cor para tons acinzentados.
É usada também em picles, normalmente fresca e em fatias, para dar cor e ajudar a conservar

Cuidado ao usá-la porque a cúrcuma mancha tecidos e utensílios, que devem ser lavados imediatamente com água e sabão.



Cúrcuma como medicamento:

Principais constituintes: óleo essencial rico em sesquiterpenos oxigenados, peptídeo turmerina (forte agente anti oxidante), polissacarídeos de notável ação imunoestimulante e curcumina (seu principal constituinte)

Ações farmacológicas: protetora hepática, anti inflamatória, anti hiperlipidêmica, colerética (estimulante da secreção da bile), colagogo, digestivo, anti espasmódico, atividade anti PAF (fator de ativação de plaquetas)/ anti coagulante, hipoglicemiante, anti inflamatória, anti histamínica, anti microbiana (gran negativas e positivas e alguns fungos), anti tumoral, por ser antagonista do NF-kappaB que protege as células cancerosas, inibe o crescimento de canceres do colón, próstata, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário, e leucemia,  efeito citotóxico para as células do linfoma;  age sobre a angiogênese, fazendo retornar a apoptose (suicídio celular), diminui a progressão das  metástases , os tumores agressivos ficam mais sensíveis a quimioterapia, diminui efeito hemorrágico do veneno da jararaca, inibe a neurotoxina do veneno da naja,  diminui o efeito do veneno da cascavel.

Observação: A cúrcuma é muito mal absorvida e deve ser misturado ao gengibre e /ou a pimenta (como sempre esta no Curry). A pimenta aumenta em 2 mil vezes a absorção da cúrcuma (sinergismo).

Tratamento ou prevenção: prisão de ventre, má digestão, melhora o apetite, usada no tratamento de cálculo biliar, icterícia e outras disfunções hepáticas, gordura no fígado, abaixa o colesterol e triglicerídeos, inflamações em geral, artrite reumatoide, estimula a imunidade, previne trombos e infarto, diabetes, infecções em geral, auxilia no emagrecimento, anti câncer por excelência.

Modo de preparo e uso: Tintura : 50 a 100 gotas (2,5 a 5 ml) em 1 copo de água – 3x ao dia.
Decocção de 3 colheres de café (1,5 g) em 1 xícara de água.
Ou ainda  : 1 colher de chá de pó de cúrcuma , meia colher de sopa de azeite de oliva (7,5 ml) e uma pitada generosa de pimenta do reino.

Doses em excesso pode causar náuseas , diarreias e promover ansiedade.
Contra indicação e cuidados: Cautela ao associar com anti coagulantes, hipoglicemiantes, anti inflamatórios; monitorar o uso em litíase biliar (pedra na vesícula)




Gengibre

Nome científico: Zingiber officinalis

Família Botânica : Zingiberaceae

Nativa da Ásia , bem adaptada e muito cultivada no Brasil

Mudas podem ser feitas a partir de seus rizomas


Partes usadas:  rizoma de cor branco amarelada. O gengibre pode ser encontrado fresco, seco, em pó, em picles, cristalizado, em calda.

O gengibre fresco quando é colhido jovem é menos fibroso, mais suculento e mais suave, sua casca é de cor clara, quase transparente com partes rosadas. Às vezes é encontrado no mercado desta forma. Por ter menos fibras é o ideal para ser usado em tirinhas. Pode ser usado ralado, em fatias, em tiras, picadinho ou ainda em suco.

Curiosidades: Era a segunda especiaria mais comum na idade média – só perdendo para a pimenta-do-reino , e  pães com gengibre já eram feitos em 2400 A.C e é citado no livro 
“As Mil e Uma Noites” como afrodisíaco.

Aroma: picante e agradável
Sabor: forte e picante


Principais  Nutrientes: Gingerois (potentes anti oxidantes), B6, Niacina, Vit C, Potassio, Magnésio, cobre, zinco, selênio, cálcio, fosforo, manganês.



Uso culinário: Em pedaços grandes é normalmente usado para dar sabor a caldos, sopas e cozidos e é descartado ao final do cozimento. É muito usado com peixes, frutos do mar, frango e carnes, porque neutraliza o odor. Mas também é usado com vegetais e fica ótimo com cenouras.

Combina muito bem com molho de soja (shoyo), a mistura dos dois ingredientes e um pouco de azeite resulta em um excelente molho para salada.
Também combina muito bem com mel, dando um saboroso molho. Pode ser feito uma pasta com alho, em quantidades iguais dos dois.
No Brasil é pouco explorado, é mais conhecido para preparar o popular  quentão. Pode ser usado em doces de frutas e de abóbora. Pode ser usado em sucos, inclusive em suco verde, dando um sabor muito especial.
Quando não se quer sentir as fibras, pode-se temperar apenas com o suco, ralando e espremendo.

Gengibre como medicamento:

Principais constituintes fito químicos: Óleo essencial : beta felandreno, cineol, citral, geraniale, borneol, linalol, zingibereno, beta bisa boleno, farnesol;  derivados fenil propanoides: gingerois e derivados
Ações farmacológicas: Hipoglicemiante, anti emético, digestivo, anti espasmódico, inibe a agregação plaquetária ( anti trombose) , ação anti microbiana ( só no fresco) , carminativo nas cólicas flatulentas, termogênico,  anti inflamatório, anti oxidante,  anti reumática, anti viral, anti tussígeno, cardiotônico, anti alérgico, colagoga e protetora do estomago, auxilia na regulação intestinal, auxilia no tratamento da impotência sexual, estudos mostram ação no câncer, pois diminui a formação de novos vasos sanguíneos processo comum no câncer, para sua expansão.
Uso terapêutico e prevenção: enjoos e náuseas da gravidez ou do movimento, má digestão, mal hálito,  gases, dores reumáticas, artrites, nevralgias, asma, bronquite, tosse, rinite, sinusite, gripes e resfriados, rouquidão, inflamação da garganta, problemas do estomago e do fígado, auxilia no emagrecimento.
Doses excessivas podem causar ansiedade, e vômitos
Cautela quando associado a anticoagulantes e hipoglicemiantes
Modo de preparo e uso:
Fresco ralado ou em pó : Decocção:  0,5 a 1 g ( 1 a 2 colheres  de café) em 1 xícara de água (150ml) - 1 xicara 2 a 3 x ao dia.
Tintura: 50 gotas diluídas em ½ copo de água 1 a 3 x ao dia


Alecrim   


Nome Científico: Rosmarinum officinalis 
Família botânica : Lamiaceae
Nativa na região mediterrânea e cultivada em todos os países de clima temperado. 
Bem adaptada ao Brasil.

Mudas podem ser feitas a partir de estaquia ou mergulhia

Podem ser usados as folhas, flores e frutos



Curiosidade: Rosmarinum significa: “orvalho que vem do mar”;  erva da alegria e da juventude.

Aroma: forte e fresco

Sabor: marcante, picante, amadeirado, concentra o sabor quando seco, usar com moderação.

Fonte de : cálcio, ferro e fibras

Usado para temperar carnes, frangos e peixes e também massas, batatas e legumes. Excelente para aromatizar vinagres e azeites.

Para aromatizar azeites ou vinagres, coloque 3 raminhos de alecrim e mergulhe dentro do vidro de vinagre ou azeite de boa qualidade, deixe macerar por 3 semanas.

Alecrim como medicamento:

Principais constituintes fito químicos: Óleo essencial, triterpenos pentacíclicos, fitoesteróides (estigmasterol; campesterol), flavonóides, ácido caféico e derivados, taninos

Suas ações farmacológicas:  digestivo, carminativo, colagogo, colerético, emenagogo, hepatoprotetor, analgésico, diurético, tônico, estimulante,  estimula a circulação,  atividades anti oxidantes, anti inflamatório intestinal e vias urinárias,ação anti microbiana contra staphilococus e monilia, anti tumoral, aumenta a eficácia da quimioterapia , diminuindo a resistência que alguns tumores tem da quimioterapia, espasmolítica (antiespasmódico) sobre a vesícula e duodeno.

Tratamento e/ou prevenção de: má digestão, gases do aparelho digestivo, dismenorréria (cólicas menstruais), fraqueza, asma brônquica, ulcera péptica, doenças inflamatórias, aterosclerose, auxilia na perda de peso, melhora a fadiga mental e a memória, sinusite, bronquite, dor de cabeça, enxaqueca, cistite, enterocolites, hemorroidas inflamadas, dores musculares e articulares, candidíase e Câncer.  Uso externo: reumatismo, dores articulares, queda de cabelo, estimulante do folículo capilar quando usada em shampoos, antisséptico do couro cabeludo, cicatrizante.

Modo de preparo: O chá deve ser preparado na forma de infusão, uma colher de chá (2 g) ou de sopa (6g) para 1 xícara de chá (150ml) – 2 a 3 x ao dia.
Banhos e compressas: infusão de 50gr em 1 litro de água

Doses excessivas podem causar : distúrbios renais, sague na urina,  espasmos, sono profundo,  irritação nervosa e hipertensão arterial e diabetes. (embora estudos etnobotânicos mostrem que são usados popularmente para curar diabetes e hipertensão).



Coentro


Nome Científico: Coriandrum sativum
Família: Apiaceae

Nativa da região mediterrânea (Europa meridional e oriente próximo), bem adaptada no Brasil, muito utilizada na culinária brasileira, principalmente, nordeste, norte e centro oeste.

Mudas podem ser feitas a partir de sementes

Podem ser utilizadas as folhas, as sementes e o pó das sementes

Curiosidade: É também conhecida como salsa chinesa, é confundida com a salsa pela aparência semelhante, diferenciando-se pelo cheiro. Os chineses na antiguidade usavam o coentro alegando que a planta tinha o poder de dar vida longa e que tinha efeito afrodisíaco..

Aroma:  As folhas tem cheiro forte e intenso, e as pessoas em geram amam ou detestam, se usado com moderação, mesmo quem não gosta é capaz de apreciar, as sementinhas não tem o aroma nem o sabor da folha e temperam muito bem quase todo tipo de prato.

Sabor: As folhas tem sabor doce, picante,  intenso e marcante e devem ser usadas com moderação.
As sementes de coentro têm sabor suave . São muito usadas em misturas de temperos como uma base ajudando a balancear o sabor das misturas como currys

Fonte de: fibra, Calcio, ferro, Magnésio, manganês, zinco, fosforo, potássio, vitamina C, acetato de retinol

Folhas são muito utilizada para temperar peixes, e em pequenas doses pode ser utilizada em quiches, recheios e molhos.
Os grãos de coentro são muito usados em picles, conservas e marinadas.
Combinam com carne, frango, porco e peixes. E todo o tipo de vegetais! Moído e tostado fica 
delicioso em um purê de batatas e dão um toque especial a pratos com cogumelos. Também são usadas em massas de bolos, biscoitos e tortas. Combinam muito com frutas como maçãs, pêras, laranjas e ameixas e em compotas.

Coentro como medicamento:

Principais constituintes fito químicos: óleo essencial (coriandrol, delta pipeno, alfa pipeno, limonemo,  linalol e outros), taninos, flavonoides, cumarinas, fitoesteróides .


Ações farmacológicas:  Semente: digestivo, carminativo, hemostático, diurético, gastroproteção, laxante suave, hipoglicemiante, lipolítico,  anti tumoral, desintoxicante de metais pesados, anti agregação plaquetária, sedativo.
Folhas:  Digestivo, carminativo, anti espasmódico, Hepatoproteção, ação anti microbiana (gran positivas e negativas)  e anti fungico (cândida) , anti trombótico, anti mutagênico.

Tratamento ou prevenção: Atonia gastro intestinal, digestão difícil, gases intestinais, fermentação excessiva, cólicas gastro intestinais, acido úrico elevado, ansiedade e nervosismo, moderador do apetite, diabetes.

Modo de preparo: Decocção das sementes: Ferver 1 colher de sobremesa das sementes numa xícara de água por 1 minuto. Deixar esfriar, coar e ingerir uns 15 minutos antes das principais refeições.
Infusão das folhas: 1 colher de sobremesa de folhas secas ou 1 colher de sopa de folhas frescas para uma xícara de água. Pode fazer suco da folha fresca também.

Doses excessivas: Não há relatos de sintomas adversos no uso excessivo

Contra indicações: Não usar em crianças menores de 2 anos. Cautela ao associar com hipoglicemiantes, insulina e anti coagulantes. Evitar o uso na gravidez.



Hortelã

Nome científico: Mentha piperita
Observação: Há muitas variedades de mentas, entre selvagens, cultivadas ou híbridas, todas com poderes medicinais e uso alimentício. Segundo especialistas botânicos, é muito difícil identificar uma mentha, pois existem muitos híbridos e elas se misturam entre si com facilidade. Escolhi para minha pesquisa e estudo a Mentha piperita por ser a que mais estuda cientificamente.
Nativa da Europa, trazida por colonizadores e muito cultivada em todo Brasil.
Seu cultivo é feito a partir de pedaços dos ramos subterrâneos
Parte usada: folhas
Curiosidades: Seu nome botânico provém de Menthe, uma ninfa da mitologia grega apaixonada por Hades. Foi defendida pelo Imperador Carlos Magno (768 – 814) que baixou decretos para proteger a hortelã nativa.  É considerada a planta da amizade e da hospitalidade.
Aroma: forte, mentolado, doce e refrescante
Sabor: refrescante, levemente cítrico, mentolado
Principais nutrientes: carotenoides, colina (faz parte do complexo B), betaína (aminoácido) ,  minerais: Calcio, fósforo, ferro potássio, vitamina C , vitamina D, nicotinamida (B3)

Uso culinário: Desde a mais remota antiguidade a hortelã é usada como condimentos para carnes , massas e saladas. Tradicionalmente é usada em carne de carneiro, normalmente em forma de geleia ou molho e também combina bem com frango, porco e vitela. É essencial no tabule e no quibe. Combina bem com tomate e pepino e em saladas de cenoura, beterraba, ervilhas e verduras em geral.  Combina com molhos variados, principalmente os feitos a base de iogurte. É muito utilizada para decorar pratos. Equilibrar os sabores em pratos apimentados. Em receitas doces combina com frutas,  entra na composição de muitas bebidas e drinks, chás e sucos de fruta, como o  tradicional suco de abacaxi com hortelã. 

Hortelã como medicamento

Principais constituintes fitoquimicos: óleo essencial (mentol, mentona, limonemo, piperitona, entre outros), princípios amargos, triterpenos pentacíclicos, ácidos fenóicos, flavonoides, taninos.
Ações farmacológicas: digestivo, carminativo, estimulante, colagoga, anti séptica,  anti emética,  anti espasmódica,  analgésica, sudorífera, vermífuga, principalmente a giardíase,  anti androgênica, galactagoga, estimulante do SNC, Anti cancerígena, pois aumenta a apoptose das células cancerígenas.
Tratamento e prevenção: auxilia no tratamento do colon irritável, colites, halitose, vômitos da gravidez, cólicas, gases, má digestão, intoxicação gastrointestinal,  celulite, obesidade, gordura localizada,  afecções do trato respiratório, asma, bronquite, sinusite, fadiga geral, palpitações, enxaquecas, dores dentárias (bochechos) , nevralgias faciais provocadas pelo frio (vaporizações), aumenta o leite de mães em lactação. Auxilia no tratamento e prevenção do câncer.
Forma de uso:  Infusão: 1 a 2 colheres de chá da planta seca ou 1 a 2 colheres de sobremesa da planta fresca, para 150ml de água fervente. – 2 a 4 x ao dia
Contra indicação/cuidados:  Excesso pode alterar o sono. Cuidado em caso de cálculos biliares, cautela na gravidez e lactação, cuidado ao usar o óleo essencial, pode provocar alergia em indivíduos sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário